segunda-feira, junho 18, 2007

Comprar o selo do carro tirando partido do método "Simplex":

1ª hipótese: Dirijo-me a uma partição de finanças que, por sua vez, está informatizada (está de acordo com o programa simplex). Tiro uma senha para e fico à espera 45 minutos. Apoś a espera dirijo-me ao balcão, preencho uma ficha e entrego a uma pessoa que me dá uma papel para pagar a selo. Dirijo-me ao balcão da tesouraria, espero mais 30 minutos, pago e, passadas 3 semanas recebo o selo do carro, em carta registada, na minha morada de contribuinte (não é possível pedir para enviarema carta para outra morada, para tal, a morada de contribuinte tem de ser alterada).

2ª hipótese:
Vou à página web do ministério das finanças e faço login com o meu utilizador e password (façamos de conta que já estive à espera 2 ou 3 semanas pelos dados do login), preencho um formulário para pedido do selo do carro (isto se o carro estiver em meu nome, caso contrário temos de pedir o login da pessoa a quem o carro pertence ou então essa pessoa tem de comprar para ti). Dão-nos os dados do pagamento, que pode ser feito via Homebanking ou multibanco: através do método Homebanking, entro no site do meu banco, introduzo os meus dados do login, faço o pagamento e debitam-me €0,75 por imposto de selo (!, comentário já reproduzido num post anterior); através do método do multibanco, desloco-me à caixa multibanco (possas, afinal tenho de sair de casa), introduzo os dados e faço o pagamento. Passadas 3 semanas chega a casa do contribuinte dono do carro (mais uma vez não é possível pedir para enviar para outra morada).

Assim ficamos todos felizes porque comprámos o selo do carro e tirámos proveito do "Simplex".


Comprar o selo do carro tirando partido do método "Tradicional" e antiquado:

1ª hipótese: Vou a uma papelaria que fica a 5 minutos de casa (pode ficar a mais, mas, com certeza, existe uma papelaria a menos e 45 minutos), perco 5 minutos a preencher um papel, espero mais 2 para a pessoa da papelaria fazer a conta, pago, dão-me o selo e a cópia do papel que preenchi e venho embora com o selo do carro na mão, mas, infelizmente, sem poder "tirar proveito" da "fantástica evolução" que é o método "Simplex".

*Nota do editor: Todos os métodos anteriores já foram testados por mim. Podem chamar-me antiquado, mas continuo a preferir o método tradicional.

1 Comments:

Blogger teixa said...

Eu testemunhei a compra à moda antiga!

9:40 a.m.  

Enviar um comentário

<< Home